quarta-feira, 16 de março de 2011

Post extra-ordinário / Rotina de trabalho

Bom dia leitores! O post a seguir estou chamando de extra-ordinário, aí você leitor se pergunta.. “mas porque extra-ordinário Gutcha?” e eu respondo... Porque ele não acompanha a ordem dos outros posts, ele é um pouco como eu! [APLAUSOS!] Sim, nesse post falarei um pouco mais do meu trabalho, como é assumir um cargo de liderança em uma empresa na India e toda a rotina que tenho aqui no trabalho.

Todos os dias começam iguais, comigo dormindo... a maioria dos dias acontece igual, alguém entra no meu quarto e simplesmente avisa para “um Gustavo” (meu nome de trabalho ahahha) quasi-acordado. “O tuk-tuk (nome turístico para auto-rickshaw) está aqui!” isso me concede cinco a dez minutos para me trocar, escovar os dentes, desodorizar-me e descer as escadas passando pela porta da casa e subitamente o portão. Os cinco entramos então no Tuk-Tuk, que demora de cinco a dez minutos para chegar ao seu destino, o conjunto comercial ao lado do DT MALL, a entrada mais perto do nosso prédio “é a de la”, o nosso tuk-tuk nos deixa lá e atravessamos o portão.

Aqui em Chandigarh, praticamente todos os estabelecimentos grandes tem detectores de metal na porta e guardas munidos de mais detectores (talvez isso aconteça pela proximidade com o Paquistão), sempre na porta a guarda nos pede para mostrar os nossos Gate-Passes, o caso é que parece sermos os únicos gringos trabalhando aqui e ela nos vê todo, santo, dia, realmente não sei porque ainda me surpreendo com a sua insistência, talvez seja porque nunca mostramos mesmo.

Andamos mais dois minutos, subimos de elevador (os elevadores aqui possuem musicas diferentes, tem um que sempre toca a musica do titanic e um que sempre toca Panjab Music e ainda um ultimo que toca musica clássica) até o terceiro andar (o mais alto).  Andamos pelo corredor até nosso escritorio, o local é fechado e tem ar condicionado. Não possui janelas (com excessão das salas dos diretores) e possui uma pequena “cozinha” que só possui alguns pratos, meia duzia de colheres, uma pia que nao fecha direito e uma cafeteira. O cheiro de café lá e tão “intoxicante” que agora até eu que nunca tomei cafe na vida, estou me viciando em capuccino, com açucar (a piada da vez é que na verdade o açúcar refinado  (pois aqui eles usam normalmente uma espécie de açucar-grosso) não é açucar!), claro. Passando pelo guarda sempre assinamos a hora de chegada (normalmente até seis minutos atrasados) e nossa assinatura no espaço reservado aos nossos nomes, copiados errados, um dia apos o outro, é exatamente como tirar uma xerox de uma xerox, por seis meses. Hoje mesmo meu nome estava escrito
 “Gustako”!

A primeira meia hora do dia segue um ritmo lento, ler (e responder) e-mails, ler o twitter (e twittar), ler o facebook (e, ver o que acontece de novo, mandar mensagens), entrar no skype e pensar nas coisas do dia. Como possuo um cargo de gerencia (gerente de projetos) aqui, minha vida e um pouco (muito) menos atarefada que a das meninas (Janka e Natalia trabalhando para a Miracle Studios e, Nora e Cathy para Miracle Technologies comigo). As vezes isso se mostra muito ruim pois tudo que eu quero as vezes é trabalhar, trabalhar e trabalhar, e é difícil esperar as pessoas para assim poder fazer meu trabalho, mas acho que isso é parte do trabalho de gerente de projetos e eu preciso aprender a ter mais paciência. Como eu tenho mais tempo que as meninas acabo conseguindo escrever meu blog que depois passa por revisão em casa pois esse teclado não possui alguns caracteres que eu preciso, responder meus e-mails pessoais. Na maior, as tarefas do meu dia são, participar de reuniões de equipe, administrar projetos e tarefas, e quando chega de noite ligar para meus clientes e prospectar novos clientes através de e-mail marketing e Cold Calls, mas nem tudo são flores, tudo isso foi obviamente estudado, refletido e planejado, por mim. Começa a entender a diferença entre ser um Maker e ser um Thinker.

Aqui sempre temos duas opções para o almoço, pedir um Tiffin e então eles trazem comida aqui por Rs. 35 (R$ 1.29 aproximadamente) e ir ao Shopping ao lado. No shopping se tem a opção de comidas diversificadas e aqui a comida sempre parece a mesma. Na hora do almoço temos que correr para pegarmos colheres ou se não elas acabam, agora usando o papel alumínio do Tiffin que embrulha o Chapati (Parecido com pão Sírio) eu estou manufaturando colheres, e o melhor, estou ficando realmente bom nisso! No shopping você pode comer um Subway por Rs. 80 (R$2,95) mas infelizmente eles não tem o melhor sabor aqui, quinta-feira, almondegas. Após o almoço antes as meninas saiam para fumar, mas agora que a Gabi foi embora (=[) a Nora decidiu parar de fumar então nós simplesmente ficamos sentados na grama aproveitando o sol, já que não vemos muito disso durante o dia. Ontem rolou a comparação do nosso banho de sol com o que os presos tem na cadeia, muito reconfortante.
Normalmente comemos o Tiffin na sala de reuniões que na verdade é o deposito da empresa pois as reuniões são feitas nas salas dos diretores. Dividimos quatro Tiffins em cinco e sempre tenho a oportunidade de levar um pouco de Chapati para casa aonde o como como Cheese Spreadz, já que queijo queijo, a gente não encontra. Outro dia estavamos comentos, os intercambistas e um dos chefes, Raj, passou e nos chamou de “Racistas”... claro, uma filipina, duas alemãs, um brasileiro, uma húngara e uma russa, Viva a nação AIESECa hahahaha.
Meu espaço de trabalho as 19hrs, deserto...

Normalmente no fim da noite quando todos estão se preparando para sair eu estou trabalhando, usando o Skype para entrar em contato com nossos clientes ai do outro lado do mundo (8h30 de diferença). Encontro alguns amigos no Facebook e Twitto algo. Saio por volta de 15 minutos depois que o comum e espero que as meninas tenham me esperado. Pegamos o auto-rickshaw para casa e dai pra frente vocês já devem imaginar, cozinhar, comer e usar o computados, pra mim.. só escrever, ler e usar o Ipod Touch, não é muito mas quebra o galho =).

Basicamente todo dia é assim, alguns mais e outros menos, todo dia aprendo uma palavra nova e a treino a fim de quem sabe um dia falar Hindi e entender filmes de Bollywood.
Beijos e abraços aos mais atarefados,
Gutcha, Gustavo ou Gustako.

Um comentário:

  1. Fala Gutcha!

    Só queria dar os parabéns pelo blog!
    Tá muito bom!

    Aproveita seu X aí garoto!

    Abraços!

    ResponderExcluir